sexta-feira, 19 de março de 2010

Professores decidem mais uma vez manter a greve e fazem passeata por SP




19/03/10 - 16h59 - Atualizado em 19/03/10 - 16h59
Professores decidem mais uma vez manter a greve e fazem passeata por SP
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1537099-5605,00-PROFESSORES+DECIDEM+MAIS+UMA+VEZ+MANTER+A+GREVE+E+FAZEM+PASSEATA+POR+SP.htm

PENDENGAS DO SERRA

A VERDADE SOBRE JOSÉ SERRA E A EDUCAÇÃO PAULISTA

A VERDADE SOBRE JOSÉ SERRA E A EDUCAÇÃO PAULISTA

Adiciono aqui o conteúdo de um e-mail de recebi da Profa. Denise que retrata um pouco o grave quadro do magistério paulista. Como recebi por e-mail agora percebi que este item está postado no blog: http://www.diariodoposte.com.br/profiles/blogs/a-verdade-sobre-jose-serra-e-a?xg_source=activityEstamos em ano de eleição e, portanto, é hora de prestarmos atenção aos possíveis candidatos para que o nosso voto não seja motivo de mais mazelas sociais causadas por más
administrações. Sabemos, no entanto, que manter-nos informados quanto ao que
realmente acontece em nossa sociedade não é tarefa fácil, uma vez que boa parte
da grande mídia está a serviço do capital e de partidos políticos – geralmente
conservadores.
É por essa razão que, por meio desse e-mail, queremos informar a todos o que realmente acontece na educação paulista, uma vez que possivelmente
o Sr. José Serra se candidatará ao cargo de presidente da República nesteano.
Acreditamos na Internet como um meio eficiente de fazer ouvir a nossa voz, quando o governo e a mídia, por conta dos seus interesses eleitoreiros,
querem nos calar e difamar a todo custo.
Um exemplo dessa atitude criminosa da mídia golpista é a matéria que, recentemente, foi publicada no Estadão. Dentre outras insinuações, o jornal acusava os professores da rede estadual de entrar
em greve como um pretexto para ficarem de “braços cruzados”, um jeito “sutil” de classificar a categoria como preguiçosa.
O jornal “esqueceu-se”, no entanto, de contar aos leitores os reais motivos da paralisação dos professores. Este e-mail, portanto, pretende impedir a manipulação asquerosa promovida por esse e
por outros jornais de grande circulação, contando o que de fato acontece nos
estabelecimentos de ensino do estado de São Paulo e que motivou a
greve.

SEGREGAÇÃO DA CATEGORIA

O governo Serra dividiu os professores em categorias com letras sugestivas como O de otário, L de lixo, F de f*****, etc, como se fôssemos gado marcado a ferro quente nas costas com as iniciais do dono.
O intuito disso é muito simples: segregar a categoria, jogando professores uns contra os outros, numa clara tentativa de enfraquecer a categoria, facilitando a aplicabilidade dos desmandos do governo
tucano.

A verdade, no entanto, é uma só. Somos todos professores, e temos – ou deveríamos ter pela lógica mais pueril – os mesmos direitos. Na prática, porém, não é o que
acontece depois da invenção das malfadadas “letrinhas”. Cada categoria de professores é totalmente diferente da outra.

A DUZENTENA

Os professores da categoria O, por alguma razão ilógica que ainda estamos tentando compreender, após término de contrato terão que ficar 200 dias afastados das
salas de aula. Isto significa que, se um professor está cobrindo uma licença de três meses, após esse período cessa o contrato e ele precisa ficar 200 dias em casa.Comentários meus " está é mais uma precarização do trabalho docente, que o Governo Serra utiliza como medida de economia" .
As perguntas óbvias que surgem imediatamente são: Acaso deixaremos de precisar trabalhar durante 200 dias? Nossos filhos deixarão de comer durante 200 dias? Sob quais argumentos o governo aprovou uma lei tão absurda e sem sentido?
O que parece é que a lei é um desestímulo a que os professores participem das atribuições de aula, e cubram licenças como professores eventuais, o que acontece muito.
Isso porque um professor contratado exige que se recolha INSS, que se pague horas de HTPC, dentre outros benefícios que o
eventual não tem.

MATERIAIS DE PÉSSIMA QUALIDADE

Há alguns anos o governo tucano de São Paulo vem enviando às escolas revistas com aulas já prontas – tirando toda a autonomia e liberdade do professor(liberdade de cátedra garantida no Estatuto do magistério-LC 444). Tais revistas são de péssima qualidade, apresentando erros grotescos, propondo exercícios patéticos que pouco ou nada contribuem para o avanço dos alunos.



SARESP NÃO MOSTRA A REALIDADE DOS ALUNOS PAULISTAS

Os índices do IDESP – que somam índice de aprovação de alunos e desempenho na prova do SARESP – estão
longe de revelar a realidade das salas de aula no estado de São Paulo. A verdade é que, com a progressão continuada, isto é, a obrigatoriedade de aprovar um aluno de um ano a outro, a menos que este exceda o número de faltas permitidas,
é muito fácil manter um índice alto de aprovação de alunos, sem que isso signifique necessariamente que eles possuam as competências e habilidades que deveriam possuir.
Ademais, nos resultados do SARESP o que vemos são textos asquerosos que tentam intensificar avanços pequenos, e minimizar atrasos significativos. Além disso, o governo tem o mau hábito de atribuir a suas políticas educacionais os méritos dos avanços dos alunos, e lançar apenas ao professor a responsabilidade pelos regressos.

SALAS LOTADAS

Há um grande número de alunos por sala de aula, o que dificulta o trabalho dos professores, fazendo com que o ensino não tenha a mesma qualidade que poderia ter caso o número fosse reduzido.
Além disso o governo prometeu que colocaria dois professores por sala na primeira série do Ensino Fundamental I, e
isso não é o que temos visto. Ao contrário, o que vemos são PEBs I com 40 crianças de cinco e seis anos sem que haja o prometido professor auxiliar.

PROVÃO DOS ACTs

Está claro que o governo pretende com o provão dos ACTs passar a idéia ilusória de que os supostos “professores
incompetentes” serão afastados das salas de aula, o que seria um avanço na educação, uma inovação desse governo. Isto porém não passa de mais uma medida para fazer com que o povo acredite que a educação está melhorando graças ao
governo Serra. Também é um meio de jogar a responsabilidade pela falência da educação sobre as costas dos professores, classificando-os como incompetentes,para não assumir a parcela farta de culpa do governo tucano que sucateou o ensino.



AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO E VALE-TRANSPORTE

Quanto a essa parte não é preciso dizer muita coisa. Não é à toa que os colegas apelidaram o vale-refeição de
“vale-coxinha”. Quem consegue receber o “benefício” sabe que ele é tão vergonhoso quanto o nosso salário.

PROPAGANDA ENGANOSA

O governador José Serra, com claros interesses eleitoreiros, tem veiculado
propagandas na mídia que mostram uma realidade falseada da educação paulista.
Nessas propagandas o salário dos professores é ótimo, a educação avança
vertiginosamente, etc.
Na prática qualquer professor ,pai de aluno e aluno consciente e informado, sabe que isso não é verdade.

SALÁRIOS MISERÁVEIS

Freqüentemente somos acusados pela mídia golpista a serviço do PSDB de mercenários, simplesmente porque lutamos por
salários dignos. Parece que a imagem que se tem do professor é a mesma do
“voluntariado”.
Nós professores temos famílias para sustentar, temos contas a pagar, dedicamo-nos não somente dentro da escola, mas também em nossas casas, já
que é no lar que nos atualizamos, corrigimos trabalhos, planejamos aulas.
O salário base de um professor hoje não chega a R$ 950,00, o que é muito pouco
para um trabalho que exige de nós muito tempo.



FALTA DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA EFETIVAÇÃO

Vem do período da ditadura militar essa insistência em manter professores temporários na rede. Hoje esses
professores são parte significativa de todo o efetivo da categoria. O número de
temporários ultrapassa os 80.000 professores.
Isso gera algumas dificuldades na hora de aposentar-se, e não dá acesso a alguns benefícios que o efetivo
tem.
É verdade que agora – em ano de eleição – o governo realizará um concurso público para efetivação de professores. No entanto o número de vagas é
ridículo, pouco mais de 10.000. Precisamos de muito mais vagas para substituir
todos os temporários da rede.

PROFESSORES NÃO FORMADOS ATUAM NA REDE

O governo, que vez ou outra coloca professores de “reforço”, como está acontecendo com os educadores da disciplina de matemática, e que quer
demonstrar tanto rigor na contratação de professores com provas eliminatórias,
na verdade permite que alunos de faculdade – ainda não formados – bacharéis e
tecnólogos – que não passaram em sua graduação por disciplinas relacionadas à
prática pedagógica, lecionem tranqüilamente na rede pública.

Preste muita atenção em quem você vai votar.
A mídia e o governo estão tentando jogar a sociedade contra os professores, ao mesmo tempo que tentam abafar as reais
dimensões da greve para que a imagem do “candidato das elites” não saia
arranhada e atrapalhe suas pretensões políticas.