Uma experiência de Sala de Aula –I


Uma experiência de Sala de Aula –I

Por sugestão de meu colega Professor Segisvaldo, passo a relatar uma experiência ocorrida em uma 6ª. Série do Ensino Fundamental.

Como recebia uma listagem com as característica de cada aluno como eram suas atitudes comportamentais e atitudinais dos alunos que eram observado pelos professores no ano anterior.

Tenho por hábito quando recebo estas listagem a começar a prestar atenção nas atividades do primeiro dia letivo, onde no geral faço uma lista de exercícios com a finalidade de diagnosticar competências e habilidades que deveriam ter adquirido até ali, não esquecendo de avaliar a capacidade leitora de escritora de cada aluno(a).

Pude então ler a lista de alguns alunos (as) onde deixei claro que gostaria de conversar somente com este grupo de aluno uma vez que a sala é difícil e um tanto dispersa.

No 2º dia de aula, solicitei a presença da Diretora na sala de aula, como já havia preparado uma atividade bem como crachá com o nome de cada aluno(a) que precisaria conversar, fiz questão também de colocar em mim um crachá com meu nome.

Enquanto os alunos faziam a atividade, após serem orientados como deveriam fazê-la com a presença de uma inspetora de alunos que ficou responsável com a classe enquanto eu realizava a conversa com um grupo de 11 alunos(as).

Gostei da conversa, pois deixei claro que gostava daquela classe e daqueles alunos e que acreditava neles, por isso minha conversa era franca e sincera, pude então chamar pelo nome cada um deles o crachá me auxiliava nisto, ao saber que um tinha dificuldades, outro não gostava de estudar, outro às vezes colocava apelidos e agredia colegas, pois isto já havia observado na aula anterior e tinha um relatório que confirmava todos estes comportamentos indevidos em sala de aula. Na maneira sincera e direta também fui claro que se tivesse outra conversa sobre estas atitudes indevidas em classe trataria diretamente com os pais ou responsáveis de cada uma deles.

Após esta reunião percebi que o respeito entre nós já havia mudado. Em um momento posterior estarei dando detalhes sobre outros encaminhamentos tomados com a sala de aula.

Prof. Antonio Carlos Garcia - Matemática

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ontem, 25 de julho vendi 6 livros